COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA NEOPERCEPTIVA - PNP
APARELHO DE BIOFEEDBACK
%2016_00_21_dabac0c6.jpg)
Monitora os níveis de Relaxamento e Ansiedade através da condutância da pele.
DURAÇÃO DO TRATAMENTO
Tratamento completo em 01 único dia, ou em 07 sessões separadas de 50 minutos cada. O tratamento em dia único reduz em 01 sessão o tempo total da terapia.
ETAPAS QUE O PACIENTE VAI PERCORRER DURANTE O PROCESSO TERAPÊUTICO
Essa terapia se estrutura em 5 partes fundamentais.
Primeira parte
-
Estabelecimento de objetivos: O terapeuta e o paciente definem os problemas a serem tratados e os objetivos a serem alcançados.
-
Coleta de informações: O terapeuta coleta um breve relato do paciente sobre seus problemas e os episódios que marcaram sua vida emocional e afetiva, sem a necessidade de detalhes. O paciente pode, se desejar, trazer anotações sobre os problemas que precisam ser melhorados e quais considera mais importantes.
-
Esclarecimento de dúvidas: O terapeuta responde às dúvidas que o paciente possa ter sobre a terapia e o que irá acontecer.
-
Breve experiência prática: O terapeuta submete o paciente a uma experiência prática da segunda etapa do tratamento. Isso permite que o paciente entenda seu papel no processo, sinta-se mais confortável e confiante para as etapas seguintes.
Segunda parte
-
Posicionamento e interação: O paciente permanece em uma poltrona confortável, de olhos fechados, completamente consciente, interagindo verbalmente com o terapeuta durante toda a sessão e nas etapas seguintes.
-
Aplicação de técnicas: São aplicadas técnicas rápidas, leves e relaxantes. O resultado pode ser monitorado por um aparelho de biofeedback, que mede as oscilações dos níveis de ansiedade e relaxamento por meio de um sensor na mão do paciente.
-
Nível mental: essas técnicas promovem uma supermemória no paciente e despertam o potencial da mente subconsciente. As ondas cerebrais do paciente estarão entre 4 e 8 Hz, que correspondem aos níveis da meditação.
-
Acesso ao subconsciente: esse nível mental, a mente consciente acessa diretamente os conteúdos disfuncionais ocultos nos registros de memória subconsciente. O paciente relata ao terapeuta cada um desses conteúdos cognitivos e emocionais, que originaram seus conflitos psicológicos, preparando-o para a fase seguinte da terapia.
-
Observação importante: não é utilizado nenhum tipo de medicamento nesta terapia.
Terceira parte
-
Ressignificação: O terapeuta auxilia o paciente a dar um novo significado ou reinterpretar cada evento que originou seus transtornos emocionais. Esse procedimento ocorre logo após o paciente identificar cada uma das raízes de seus problemas.
-
Personalização: As técnicas de ressignificação e reinterpretação são personalizadas e criadas pelo próprio terapeuta. Elas são aplicadas conforme as necessidades subjetivas de cada contexto clínico.
Quarta parte
-
Verificação de resultados: É feita a verificação se o processo de ressignificação e reinterpretação produziu o efeito desejado.
-
Comunicação direta: A resposta vem do próprio paciente, através da comunicação direta entre o consciente e o subconsciente, utilizando técnicas específicas.
Quinta parte
-
Reforço positivo: Na última etapa do tratamento, é feito um reforço positivo do que foi trabalhado durante toda a terapia.

Sala do consultório onde é realizada a psicoterapia.
_edited.jpg)
