O QUE É A PSICOTERAPIA NEOPERCEPTIVA - PNP?
A Psicoterapia Neoperceptiva - PNP é uma abordagem terapêutica de linha integrativa e inovadora que trata o ser humano em sua totalidade, considerando os aspectos conscientes, subconscientes e todas as dimensões do comportamento humano-biológica, psíquica, emocional, afetiva, perceptual, cognitiva, fenomenológica e metafísica. Diferente das metodologias tradicionais, ela não se limita a uma única escola de pensamento, mas combina e adapta teorias e técnicas de diversas abordagens internacionais, que se somam a outros recursos e técnicas próprias desenvolvidas através da sua experiência clínica com mais de 2.000 pessoas atendidas, personalizando o tratamento conforme as necessidades de cada paciente e de cada caso clínico.
Sua metodologia inovadora aproveita ao máximo as potencialidades naturais do subconsciente, que ainda são inexploradas pelas metodologias tradicionais, possibilitando a ampliação e a aplicação de recursos teóricos e práticos de toda ordem para promover um tratamento impar, de extrema profundidade e abrangência clínica. A terapia se baseia em princípios científicos como os de causa e efeito, da inércia, da não localidade da consciência, da imparcialidade do observador. E de princípios filosóficos como a fenomenologia, a transpessoalidade, focando na experiência subjetiva do paciente e promovendo a ressignificação de interpretações disfuncionais de experiências passadas, que afetam a vida presente do paciente.
A Psicoterapia Neoperceptiva evita modelos padronizados e interpretações do terapeuta, priorizando a verdade interna do paciente. Utilizando técnicas que facilitam a conexão entre mente consciente e subconsciente, promovendo insights profundos, identificando causas, promovendo cicatrização de feridas emocionais e o desenvolvimento de autoconfiança e autoconsciência. O resultado é um processo terapêutico rápido, eficaz e personalizado, que proporciona saúde e equilíbrio emocional, fortalecendo a autoestima e uma maior capacidade de enfrentar desafios existenciais.
Essa psicoterapia inovadora está em constante evolução, sempre aberta a novos conhecimentos e métodos, garantindo que os pacientes sempre recebam um tratamento atualizado e personalizado.
POR QUE A PSICOTERAPIA NEOPERCEPTIVA É TÃO RÁPIDA E EFICAZ?
- MOTIVAÇÃO E ORIGEM
Existem centenas de psicoterapias diferentes espalhadas pelo mundo, e nenhuma delas é igual a outra, cada psicoterapia possui suas próprias teorias sobre como a mente funciona e como os problemas emocionais se desenvolvem e podem ser resolvidos. Cada abordagem e cada psicoterapeuta defende diferentes perspectivas teóricas e técnicas para a resolução de transtornos emocionais. Entretanto, toda essa complexidade e diversidade subjetiva da mente e do comportamento humano impossibilita que uma única abordagem seja suficiente para abranger todos os aspectos multidimensionais da realidade psicológica individual e compreendê-la em sua totalidade.
Foi diante dessa perspectiva que em 2009 essa metodologia inovadora, denominada de Psicoterapia Neoperceptiva, começou a ser desenvolvida pelo psicólogo Cesar Giovani de Oliveira, seguindo uma proposta integrativa para a sua prática clínica, ou seja, ela segue uma linha teórica e prática que combina técnicas e princípios de diferentes escolas mundiais do pensamento psicológico para criar um plano de tratamento mais abrangente, rápido, eficaz e personalizado.
Em vez de se limitar a uma única abordagem, a Psicoterapia Neoperceptiva utiliza todas as ferramentas e conhecimentos que estão ao seu alcance para atender às necessidades específicas de cada paciente e de cada caso clínico. Essa metodologia propõe uma terapia cognitivamente aberta ao novo e em constante evolução, para fazer jus ao investimento, ao tempo e a confiança do seu paciente, evitando que ele passe por meses e anos em terapia, sem um resultado satisfatório.
Além disso, a Psicoterapia Neoperceptiva, no transcorrer do atendimento de mais de 2.000 casos clínicos, se retroalimentou cognitivamente, desenvolvendo novos conhecimentos e técnicas singulares, principalmente aquelas de conteúdo reinterpretativo e ressignificativo, que geram resultados extremamente rápidos, eficazes e duradouros.
- FOCO NO SUBCONSCIENTE
O subconsciente é uma dimensão subjetiva da mente que desempenha um papel crucial ao registrar tudo o que vivemos, pensamos, sentimos e fazemos. Ele é o centro da nossa realidade emocional onde ficam armazenadas todas as memórias e emoções, sejam elas positivas ou negativas. Essas informações permanecem ocultas no subconsciente, muitas vezes sem que a mente consciente tenha ciência de sua existência. O subconsciente funciona como um “simulador de realidade virtual”, ou seja, ele recria experiências passadas e as projeta no presente, influenciando nossas emoções e comportamentos. Sentimentos como depressão, pânico, ansiedade não são somente reações ao que está acontecendo no momento presente, mas reflexos de interpretações e significados gerados por experiências passadas. Essas interpretações ficam registradas no banco de memória da mente subconsciente e podem ser revividas quando ocorrem associações automáticas de algum acontecimento atual com experiências conflitantes vividas no passado.
A mente subconsciente possui potencialidades naturais que incluem diversas habilidades como a criatividade, a intuição, percepções cognitivas mais amplas e profundas, a super memória, a imaginação, a habilidade de reestruturar pensamentos e percepções, a capacidade inata de romper barreiras de tempo e espaço, a habilidade de programar, automatizar e condicionar qualquer conteúdo psíquico, cognitivo e emocional, incluindo as características de atemporalidade e subjetividade.
O subconsciente pode ser acessado de modo direto e rápido pelo próprio paciente quando o cérebro, por meio de técnicas específicas, atinge frequências entre 04Hz e 08Hz, possibilitando ao paciente identificar as causas de cada problema emocional em questão de minutos.
Na Psicoterapia Neoperceptiva essas capacidades e características são utilizadas como ferramentas poderosas para promover mudanças profundas e duradouras, que ainda não são exploradas pelas metodologias tradicionais.
- OS PRINCIPAIS FATORES QUE TORNAM ESSA METODOLOGIA EXTREMAMENTE RÁPIDA E EFICAZ
1 – Aplicação do princípio científico de causa e efeito
O princípio científico de causa e efeito de que todo fenômeno no universo possui uma causa e que extinguindo essa causa eliminamos os seus efeitos, também é utilizado pela medicina tradicional para curar doenças, ou seja, antes de qualquer intervenção medicamentosa ou cirúrgica, o médico solicita exames clínicos para identificar os agentes patológicos que estão causando a doença do paciente, pois, eliminando o que está causando a doença cura-se a própria doença. O mesmo acontece com os procedimentos iniciais dessa psicoterapia, onde o terapeuta aplica técnicas que possibilitam, ao próprio paciente, identificar cada uma das causas do seu problema emocional, para depois fazer as intervenções necessárias.
2 – Integração de diversas teorias e técnicas de diversas abordagens
A Psicoterapia Neoperceptiva é uma psicoterapia de linha integrativa que combina teorias e técnicas de diferentes escolas do pensamento psicológico para criar um plano de tratamento mais abrangente e personalizado para cada paciente. Em vez de se limitar a uma única metodologia, utiliza ferramentas e conhecimentos de diversas abordagens para atender às necessidades específicas de cada indivíduo e de cada caso clínico, entendendo que, diante da complexidade e multidimensionalidade do comportamento humano, uma única abordagem terapêutica é insuficiente para abranger a totalidade de todo o universo subjetivo e fenomenológico do paciente.
3 – Acesso direto da mente consciente ao subconsciente
Diferente das metodologias tradicionais que utilizam técnicas indiretas que podem levar anos para o terapeuta poder encaixar as peças do quebra-cabeça da realidade psíquica e simbólica do paciente, essa metodologia utiliza técnicas diretas e naturais para ampliar o nível consciencial do paciente através da ativação da sua mente subconsciente, para que ele mesmo acesse, em poucos minutos, cada uma das raízes do seu problema emocional.
4 – Reinterpretação e ressignificação do conflito emocional
O procedimento de reinterpretação e ressignificação ocorre logo após a identificação de cada uma das raízes do transtorno emocional, para que o paciente se liberte de forma rápida e eficaz dos padrões disfuncionais anteriores. A Psicoterapia Neoperceptiva entende que não é o evento traumático em si que causa o transtorno, mas a interpretação e o significado singular que o paciente atribuiu a ele. Salientado que boa parte das metodologias tradicionais entendem que o insight também é a ressignificação e a reinterpretação do problema, mas, na nossa perspectiva, ele é somente o primeiro passo para solução dele. Foi através da compreensão profunda de alguns princípios fundamentais do comportamento humano que essa metodologia constrói diariamente técnicas personalizadas de ressignificação, conforme o contexto clínico apresentado pelo paciente durante a terapia, auxiliando o paciente a se libertar verdadeiramente do seu problema.
5 – Princípio científico da imparcialidade do observador
O Princípio científico da imparcialidade do observador aborda a ideia de que, durante a investigação de um fenômeno, o observador deve se esforçar para evitar que suas próprias crenças e conceitos influenciem a coleta e a interpretação dos dados. Da mesma forma, a imparcialidade do terapeuta também deve ser aplicada no processo psicoterapêutico, para o paciente encontrar a sua própria verdade interna, sem as influências conceituais do terapeuta e da abordagem teórica que ele emprega. Quando a mente consciente do paciente acessa diretamente as raízes do problema emocional, sem o viés interpretativo do terapeuta, o caráter genuíno da descoberta é incontestável.
6 – Princípio da transpessoalidade – Expansão da consciência
O princípio da transpessoalidade, defendido por Grof, Maslow, Jung, Frankl, Wilber, diz respeito à experiência de expansão da consciência além das fronteiras da consciência racional, estabelecendo uma conexão com algo maior, que pode ser a humanidade, a vida, a psique, o self, o cosmos. Esta perspectiva investiga a dimensão metafísica e valoriza a transcendência do ser humano e a intuição como forma de conhecimento, proporcionando condições psíquicas para que o próprio paciente descubra, no seu subconsciente, a realidade subjetiva resultante da interpretação disfuncional de uma ou mais experiencias conflitivas vividas na sua linha do tempo.
A utilização de técnicas de expansão da consciência possibilita que o paciente alcance, em poucos minutos, insights e memórias de conteúdo subconsciente, para que elas possam ser reinterpretadas e ressignificadas com a participação do terapeuta.
7 – Exploração das características e potencialidades naturais da mente subconsciente
A mente subconsciente possui capacidades inatas e características funcionais que incluem diversas habilidades como a criatividade, a intuição, percepções cognitivas mais amplas e profundas, a capacidade de autorregulação emocional, a hiper memória subconsciente, a resiliência, a imaginação, a habilidade de reestruturar pensamentos e percepções, a capacidade inata de romper barreiras de tempo e espaço, a habilidade de programar, automatizar e condicionar qualquer conteúdo psíquico, cognitivo e emocional, incluindo as características de atemporalidade e subjetividade. Na Psicoterapia Neoperceptiva essas capacidades e características são utilizadas como ferramentas poderosas para promover mudanças profundas e duradouras, que ainda não são exploradas pela grande maioria das metodologias tradicionais.
8 – Sem modelos padronizados de intervenção
Diferente de abordagens que seguem rigidamente um modelo teórico-prático único, a Psicoterapia Neoperceptiva busca adaptar a intervenção terapêutica conforme o perfil psicológico do paciente e pelas condições singulares do seu caso clínico, conforme elas são reveladas pelo próprio paciente durante o processo terapêutico.
9 – Sem análise epistemológica e viés interpretativo
Na Psicoterapia Neoperceptiva o terapeuta evita aplicar suas próprias ideias sobre o que é a verdade ou a realidade, ou fazer interpretações com base em suas teorias. A realidade experienciada pelo paciente, mesmo sendo produto de crenças e superstições, deve ser tratada como realidade incontestável, e reaproveitada como estratégia clínica.
10 – Princípio Fenomenológico
O princípio fenomenológico baseia-se na compreensão da experiência humana de forma subjetiva, ou seja, na forma singular como cada indivíduo percebe e interpreta as experiências vividas no seu mundo interno e externo. A realidade subjetiva do paciente e o seu significado individual são os pontos-chave para a dissolução de conflitos emocionais.
11 – Princípio da ciência moderna de Não Localidade da Consciência
O princípio da não localidade da consciência indica que a mente não se limita ao cérebro ou a um local físico específico; ela pode se expandir e interagir com o mundo de maneira não local. Isso implica que, em teoria, a consciência poderia vivenciar situações que não estão diretamente ligadas aos nossos sentidos físicos ou até mesmo se conectar instantaneamente com a consciência de outras pessoas, ou sistemas, independentemente da distância. A comunicação instantânea de subconsciente para subconsciente possibilita a resolução de conflitos interpessoais e autógenos.
Segundo a teoria científica do físico e escritor Amit Goswami “A mente não está limitada ao espaço-tempo”, a mente pode acessar memórias do passado arcaico e projetar-se para o futuro, além de experimentar níveis de consciência que parecem romper as barreiras do tempo presente.
12 – Princípio científico da inércia
O princípio da inércia, que os corpos tendem a permanecer na mesma posição ou continuar indefinidamente no mesmo movimento, aplicado ao comportamento psíquico, possibilita aplicar técnicas próprias para romper as resistências e bloqueios, modificando seu comportamento.
13 – Autonomia do paciente
O paciente é capacitado a acessar diretamente seus conteúdos emocionais conflitantes, sem a necessidade de interpretações do terapeuta, reduzindo assim resistências egoicas e cognitivas e acelerando o processo de transformação emocional, sem oferecer resistência a uma nova perspectiva cognitiva e emocional. O paciente é conscientizado sobre seus próprios recursos internos, fortalecendo sua autoconfiança e capacidade de manter os resultados obtidos.
14 – O conceito de sobredeterminação do comportamento humano
O conceito de sobredeterminação do comportamento humano, especialmente explorado e defendido pelo psicólogo Ken Wilber, refere-se à ideia de que um comportamento ou fenômeno não é resultado de uma única causa, mas sim de múltiplas determinações interconectadas e simultâneas. Para sanar um conflito psicológico é preciso identificar cada uma de suas causas.
15 – Prioriza a perspectiva individual e subjetiva do paciente
A ênfase é dada ao modo único como o paciente percebe e interpreta sua própria realidade interna e o mundo ao seu redor, sem tentar encaixá-lo em categorias ou padrões gerais.
16 – Desenvolvimento de técnicas próprias
A Psicoterapia Neoperceptiva desenvolveu as suas próprias técnicas de desbloqueio emocional, de enfrentamento da resistência egoica, de acesso direto da mente consciente ao subconsciente, de expansão da consciência, de autoconhecimento, de reinterpretação e ressignificação e de conexão de subconsciente para subconsciente.
17 – A Atemporalidade do subconsciente
A caraterística de atemporalidade da mente subconsciente, que tornam nossas experiências emocionais eternamente vivas, como se estivessem acontecendo no aqui e agora da nossa vida diária, são também aproveitadas como uma poderosa ferramenta de reabilitação emocional.
18 – Autossugestão e efeito placebo
Esses fenômenos demonstram como as crenças e expectativas podem afetar a fisiologia e a experiência do indivíduo, sugerindo um papel da mente na criação da realidade.
19 – Física Quântica
Interpretação Copenhague: Essa interpretação da mecânica quântica postula que a realidade não existe em um estado definido até que seja observada. O ato de observar um sistema quântico colapsa sua função de onda, determinando seu estado final. Essa ideia sugere que a consciência do observador pode desempenhar um papel na formação da realidade.
20 – Resultados práticos e mensuráveis
A terapia promove a cicatrização de feridas emocionais do passado que impactam o presente, permitindo que o paciente viva de forma mais equilibrada e plena. Ela ajuda a ampliar a consciência emocional e cognitiva, reforçando novas percepções internas e promovendo harmonia nas relações interpessoais, desenvolvendo autoconfiança, autoestima e habilidades para enfrentar desafios futuros.
O próprio paciente pode mensurar imediatamente, a cada sessão, os resultados favoráveis da psicoterapia.
OBJETIVOS PRÁTICOS DA PSICOTERAPIA NEOPERCEPTIVA
-
Cicatrizar as feridas psicológicas do passado que estão afetando a vida presente do paciente.
-
Utilizar as potencialidades naturais do subconsciente como ferramenta clínica.
-
Ajudar o paciente a ampliar o seu nível de consciência emocional e memória cognitiva durante a terapia, por meio de técnicas rápidas e diretas.
-
Criar condições para o paciente identificar rapidamente as raízes geradoras do seu transtorno emocional e o seu correspondente significado disfuncional.
-
Ressignificar as interpretações disfuncionais de cada experiencia conflitante.
-
Aplicar a intervenção mais apropriada ao perfil psicológico de cada paciente e ao seu caso clínico.
-
Reforçar as novas percepções internas.
-
Ampliar a autoconsciência para harmonização da relação do paciente consigo mesmo, com a família, com a sociedade e com as circunstâncias do viver e do existir.
-
Desenvolver autoconfiança para tomada de decisões e enfrentamento de futuros impasses existenciais.
-
Ajudar a encontrar respostas internas para seus problemas existenciais.
-
Fortalecer a autoestima e a autoconfiança.
-
Conscientizar o paciente dos seus próprios recursos internos, e de como utilizá-los em benefício da manutenção da sua saúde emocional, após o tratamento.
Valorize o seu tempo e o seu investimento
Método Tradicional
_edited.jpg)
Diferente das metodologias tradicionais que sustentam que o subconsciente só pode ser acessado indiretamente, através do terapeuta, a PNP utiliza técnicas que possibilitam ao paciente acessá-lo diretamente, em poucos minutos, sem que precise passar por meses e anos de terapia.
Acesso Indireto
O paciente fala o que vem a sua mente, o terapeuta interpreta e associa o conteúdo exposto, e o compartilha com o paciente. Esse método alonga o tempo de tratamento e recebe a influência do viés cognitivo do terapeuta e da sua abordagem.
PNP: Método Moderno

Acesso Direto
O paciente acessa diretamente sua mente subconsciente, desvelando seus conteúdos ocultos e a sua realidade interna. Além de evitar a contra-defesa e a negação, esse processo reduz extremamente o tempo de tratamento e potencializa a profundidade e a eficácia da terapia.
_edited.jpg)